Curiosidades – São Miguel das Missões

Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões, situado no Rio Grande do Sul é um ponto turístico muito atrativo. As Ruínas de São Miguel das Missões representam, em seu espaço, o período das Missões Jesuíticas na região, durante os séculos 17 e 18.

Naquele período a ideia de catequizar e evangelizar os indígenas das américas era tida como uma missão “humanitária” para os religiosos.

Apesar dessa imposição da cultura pelos colonizadores, as vilas criadas pelos padres Jesuítas tinham também o objetivo de impedir a escravização dos indígenas, fugindo dos bandeirantes do Brasil e se instalando nessa região que, naquele período, era território espanhol.

Porém, com o Tratado de Madri, esse pedaço de terra passou a pertencer a Portugal e exigiu-se que o povoado fosse transferido de local. Os índios guaranis não aceitaram sair de suas terras, ocupadas muito tempo antes. Com isso, se deu início a chamada Guerra Guaranítica, a qual acabou por suprimir e retirar os povos das terras.

Ruínas da Igreja de São Miguel – a igreja de São Miguel foi construída no século XVIII, e faz parte dos elementos presentes no local tombados como patrimônio nacional

As Ruínas de São Miguel são o que restou desse conflito. Até hoje, o local é visto como sagrado por comunidades guaranis, sendo um símbolo de luta e memória.

Considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, carrega muito daquele momento histórico do país. Seja para refletir a respeito da período colonial e a influência dos acontecimentos para a cultura e política do Brasil até hoje, ou então para apreciar a natureza, ou as emblemáticas ruínas e as artes confeccionadas pelos guaranis.