Abril – fatos históricos e datas comemorativas (5)

Dia 26 – Nascimento do produtor e compositor italiano Giovanni Giorgio Moroder, que inovou a chamada disco music com o massivo uso de sintetizadores, no final dos anos 70, abrindo caminho para o que mais tarde se tornou a Dance Music eletrônica

Celebração da primeira missa no Brasil, por Henrique de Coimbra, frade e bispo português. e publicação póstuma do clássico O Processo, de Franz Kafka.

Dia 27 – Morte do violonista e compositor Raphael Rabello, considerado um dos maiores violonistas do Brasil.

Dia Mundial do Design Gráfico.

Dia da Empregada Doméstica.

Dia 28 – Nascimento do médico cientista, imunologista e pesquisador biomédico mineiro Vital Brazil, nascido em Campanha-MG, mundialmente conhecido pela descoberta da especificidade do soro antiofídico, do soro contra picadas de aranha, do soro antitetânico e antidiftérico e do tratamento para picada de escorpião e da cantora fluminense de MPB, música clássica, jazz e bossa nova Ithamara Koorax.

Morte de Benito Mussolini e do ator e diretor paulista Antônio Abujamra.

O Brasil instituiu o cartão-postal pelo Decreto nº 7695, de 28 de abril de 1880, proposto pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, conselheiro Manuel Buarque de Macedo.

Dia Nacional da Educação – comemoração de brasileiros, que está relacionada com a data do fim da Cúpula Mundial da Educação, que foi realizada de 26 a 28 de abril de 2000 na cidade Senegalesa de Dakar com a participação de 180 países, quando foi assumido um compromisso da não poupança de esforços políticos e financeiros, para que a Educação chegue a todas as pessoas do planeta.

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Dia Nacional da Caatinga.

Dia 29 – Nascimento do compositor fluminense Paulo Barbosa.

Morte do diretor e produtor de cinema britânico Alfred Hitchcock.

Início da Coluna Prestes, movimento revoltoso organizado por tenentistas que percorreu o Brasil entre 1925 e 1927, combatendo as tropas dos governos de Artur Bernardes e Washington Luís, durante a Primeira República

Dia Internacional da Dança – a UNESCO escolheu esse dia por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), que ultrapassou os princípios gerais norteadores da dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra; sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos.

Dia 30 – Morte do político alemão Adolf Hitler e do pianista fluminense Moacyr Peixoto.

Fim da Guerra do Vietnã.

Dia Internacional do Jazz – comemoração criada e promovida pela UNESCO a partir da iniciativa do pianista norte-americano Herbie Hancock.

Dia da Baixada Fluminense.

.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br