Abril – fatos históricos e datas comemorativas (1)

Dia 1 – Nascimento do compositor e violonista mineiro Claudionor Cruz que nas décadas de 1940 e 1950, seu regional foi um dos mais requisitados para gravações e apresentações em rádios. Nessa época, atuou nas rádios Nacional, Globo, Tupi e Municipal, no Rio de Janeiro. Atuou ainda nas Tvs Rio e Educativa, no Rio de Janeiro e Excelsior e Cultura, de São Paulo.

O regime militar cassa, por dez anos, os direitos políticos de dez renomados cientistas, vinculados ao Instituto Oswaldo Cruz há mais de 30 anos. Os decretos (AI-5 e AI-10) também incluíram a aposentadoria compulsória e impediam esses cientistas de trabalhar em qualquer instituição que recebesse ajuda do governo federal. O episódio ficou conhecido como “Massacre de Manguinhos”.

Dia da Mentira

Dia 2 – Nascimento do líder espírita mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier e da cantora fluminense Dalva de Andrade.

Morte do Papa polonês Karol Józef Wojtyła, o João Paulo II, chefe da Igreja Católica entre 16 de outubro de 1978 até o dia do seu falecimento.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo – comemoração internacional aprovada pela ONU na Resolução Nº 62/139 de 18 de dezembro de 2007.

Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil – data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, em 1805.

Dia 3 – Morte da cantora estadunidense de jazz Sarah Vaughan. No final da década de 1970, Sarah gravou discos no Brasil para as extintas gravadoras RCA e Philips acompanhada de grandes ícones da musica brasileira de projeção mundial como Wilson Simonal, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Hélio Delmiro, dentre outros.

Dia 4 – JK propõe a mudança da Capital para o interior durante discurso em Jataí-GO.

Fundação do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC),  uma instituição de ensino público secundário estadual que tem como precursora a Escola Normal de Niterói, primeira instituição pública do gênero nas Américas.

Dia 5 – Nascimento do músico, compositor e violonista fluminense Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, compositor de Pelo Telefone, o primeiro samba gravado no Brasil e no mundo.

Morte do bicheiro paulista Natalino José do Nascimento, o Natal da Portela, conhecido por sua atuação na escola de samba Portela

Fundação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), antigo Instituto de Educação.

Dia 6 – Arrastão, composta por Edu Lobo e Vinicius de Moraes e interpretada por Elis Regina, venceu o I Festival de Música Popular Brasileira,

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz – comemoração instituída pela 96ª sessão da Assembléia Geral da ONU na sua Resolução A/RES/67/296 de 18 de setembro de 2013.

Dia 7 – Nascimento da cantora de jazz estadunidense Billie Holiday.

Morte do goleiro paulista Moacir Barbosa, considerado um dos maiores goleiros de sua época, Barbosa é mais lembrado por sua participação na derrota da Seleção Brasileira na final da Copa do Mundo de 1950, contra o Uruguai.

Dia do Jornalista.

Dia Mundial da Saúde – comemoração instituída por países-membros da Organização Mundial da Saúde para ser observada a partir de 1950.

.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br