A trova é um poema monotrófico, isto é, que contém apenas uma estrofe, com quatro versos heptassílabos (redondilha maior). O significado completo da mensagem que o trovador deseja transmitir deve estar contido nos quatro versos. Trata-se do menor poema da língua portuguesa e deve obedecer a características rígidas. Composta de quatro versos de sete sílabas cada um, rimando pelo menos o segundo com o quarto verso. É criação literária popular, que fala mais diretamente ao coração do povo. É através da Trova que o povo toma contato com a poesia e sente a sua força. Por isso mesmo, a Trova e o Trovador são imortais.
A rima é obrigatória na trova, mas não é obrigatório haver um título. Esta composição poética possui a sua conceituação própria e diferencia-se da quadra e da poesia de cordel, da Trova Gauchesca, do Repente e do poema musicado da Idade Média.
São três os gêneros básicos da trova: líricas que abordam sentimentos, satíricas que são engraçadas e filosóficas que contem ensinamentos. O dia do trovador é comemorado em 18 de julho
Alguns exemplos de trovas.
tempera o amor com seu sal…
Mas também, sendo tempero,
em demasia faz mal !
Archimimo Lapagesse